Vídeo em Destaque

Saúde intensifica ações de prevenção contra a Tuberculose


Devido ao dia nacional de prevenção a tuberculose – quinta-feira (17) - a secretaria do sistema da Saúde decidiu intensificar os trabalhos de prevenção nos Postos e Estratégias de Saúde da Família (ESF) a partir de amanhã (16) até a próxima segunda-feira (22). “A prevenção e orientação serão realizadas durante todo o ano, mas decidimos intensificar já que o assunto estará em voga nesta semana”, destacou a coordenadora da educação permanente em Saúde, Andréia Sharon Salomão.

Segundo ela, os 52 postos e ESFs da rede foram orientados a realizarem a educação dentro da unidade de saúde, em grupo de idosos, clubes de mãe, escolas, entre outros. “Cada enfermeiro-chefe irá definir o que será feito em sua unidade, mas nossa intenção é levar mais informação para que as pessoas se previnam, chamando a atenção para a doença”, informou Andréia.

Realizando orientação

Um exemplo é a ESF do bairro Santa Bárbara onde – durante essa semana - serão realizadas orientações em clubes de idosos, na sala de espera do posto e nos grupos da unidade. “Por exemplo, hoje veio um grupo buscar remédios, então aproveitamos e já entregamos panfletos, explicamos para eles os cuidados e como se prevenir”, ressaltou a enfermeira-chefe da unidade, Valdinéia De Freitas.

Valdinéia, ainda, informou que - na sua unidade - serão realizadas, para os interessados, autorizações para a realização dos exames preventivos da tuberculose na vigilância em saúde. “Na própria conversa algumas pessoas podem se interessar em fazer os exames e então faremos a autorização. Realizaremos esses trabalhos, apenas, na nossa micro-região, que compreende a Santa Bárbara e Operária Nova”, informou Valdinéia.

Tuberculose

Conforme dados do Ministério da Saúde, estima-se que cerca de 57 milhões de pessoas estejam infectadas pelo bacilo da tuberculose no Brasil. Anualmente, são notificados, aproximadamente, 72 mil casos novos e 4,7 mil mortes em decorrência da doença. Foram registrados no ano de 2009, em Santa Catarina, 1.651 novos casos.

De acordo com o gerente de vigilância em Saúde, Paulo Hansen, em Criciúma são registrados 90 casos por ano. A doença infecto-contagiosa causada pela Mycobacterium tuberculosis, bactéria que afeta, principalmente, os pulmões, também pode ocorrer em outros órgãos do corpo como ossos, rins e as membranas que envolvem o cérebro. “Somente a forma pulmonar é transmissível por meio da tosse e espirro. Até o momento o Município possui 72 casos da doença de todos os tipos”, afirma Hansen.

Os sintomas mais freqüentes são:

·        Tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, tornando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue;

·        Cansaço excessivo;

·        Febre baixa;

·        Sudorese noturna;

·        Falta de apetite;

·        Palidez;

·        Emagrecimento;

·        Rouquidão

·        E fraqueza.

Os casos graves apresentam:

·        Dificuldade na respiração;

·        Eliminação de grande quantidade de sangue e colapso do pulmão e acúmulo de pus.


Tratamento e prevenção

Segundo Hansen, o tratamento tem duração de seis meses e são utilizados quatro antibióticos para combater a bactéria. “Os pacientes que seguem o tratamento corretamente são curados”, comenta. Porém o melhor tratamento, afirma Hansen, é a prevenção. “Manter-se longe de ambientes fechados com aglomerações e não utilizar objetos de pessoas contaminadas”, ressaltou.


Posted by Folha dos Municípios on 06:37. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0

0 comentários for Saúde intensifica ações de prevenção contra a Tuberculose

Leave comment

Notícias Recentes

Comentários Recentes

Galeria de Fotos