Vídeo em Destaque

A saúde é uma conquista e a prevenção um hábito


A visão atual da prática da Odontologia dá ênfase ao atendimento o mais precoce possível da criança, exatamente com o objetivo de integrá-la ao ambiente odontológico sem traumas, possibilitando a ela o máximo que a profissão pode oferecer, ou seja, uma condição bucal onde não há lugar para a cárie dentária, e em conseqüência o medo do dentista não tenha lugar na vida das crianças.
Baseado neste princípio, a equipe de Cirurgiões Dentistas da Secretaria Municipal de Saúde de Morro da Fumaça desenvolveu no ano passado o projeto “Sorria Melhor, Sorria com Saúde”. De forma divertida, os três dentistas e suas auxiliares tem levado às crianças da rede escolar os cuidados básicos de higiene, tais como: escovar os dentes corretamente, fazer bochecho com solução de flúor, trocar a escova de dente a cada quatro meses e evitar o consumo freqüente de açúcares. Além das palestras, todas as crianças das séries iniciais do ensino fundamental recebem panfletos educativos e um kit de higiene bucal contendo escova, creme e fio dental.
O projeto atingiu seu ápice em outubro do ano passado, quando foi realizado o Saúde Bucal na Praça. Neste dia, a equipe de saúde da secretaria desenvolveu diversas atividades, dentre as quais destacamos a escovação bucal supervisionada. Na oportunidade também foram distribuídos cerca de 2000 folders explicativos sobre prevenção ao câncer de boca.O evento ainda contou com a apresentação de uma peça teatral encenada pelos alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Já os alunos da rede municipal de ensino apresentaram trabalhos relativos ao tema. Em 2010 também foram confeccionados cartilhas de prevenção onde são trabalhados, de forma lúdica, os cuidados relativos à saúde bucal.
A coordenadoria de saúde bucal agradece a todos os profissionais das secretarias de educação e saúde que tem nos ajudado no cumprimento desta proposta de trabalho. Acreditamos que ao transpormos as paredes das Unidades de Saúde criamos um novo paradigma, o da prevenção.
Também queremos agradecer à administração municipal por ter abraçado este projeto e por acreditar na prevenção como o caminho real para a saúde pública. Devemos chegar à pessoa antes que ela adoeça, identificando grupos de risco e atuando de forma planejada na mudança dos hábitos da população alvo.
Lembramos que a continuidade deste projeto está diretamente ligada à contínua vigilância de todos os envolvidos: pais, professores, dentistas e alunos. 

Posted by Folha dos Municípios on 06:17. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0

0 comentários for A saúde é uma conquista e a prevenção um hábito

Leave comment

Notícias Recentes

Comentários Recentes

Galeria de Fotos