Vídeo em Destaque

Projeto ‘Um Artista na Escola’ encerra primeiro ciclo


 O projeto “Um artista na escola” realizado pela Administração Municipal de Içara, por meio da secretaria de Educação e Cultura, esteve presente em nove unidades escolares do município e foi acompanhado por cerca de 400 alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. O primeiro ciclo foi encerrado neste mês com o propósito de continuar no próximo ano.
A proposta teve como objetivo levar um artista plástico para a sala de aula proporcionando ao aluno a convivência com o artista e a participação na criação de uma obra de arte. O voluntário do projeto foi o pintor José Nunes Teixeira, natural de Criciúma, que pinta telas há mais de 50 anos.
Os encontros fizeram parte das atividades desenvolvidas pela secretaria de Educação, através do Grupo de Estudos de Arte de Içara (GEAI), formado por professores de artes da rede municipal de ensino e surgiu da necessidade do professor em falar sobre os artistas famosos, “todos já falecidos. E o material que se utiliza para contar as historias são livros e xérox de suas obras. Com a visita de Seu Nunes a criança vivenciou a arte e ouviu do próprio artista a sua história. O que enriqueceu as aulas”, explicou a Coordenadora Pedagógica de Artes, Liian Rosane Philippi.
Na aula de encerramento, na EMEF Maria Arlete Lodetti, Nunes falou da importância dessa experiência em sua vida, e da troca, “pois aprendi mais do que ensinei. Foi uma experiência maravilhosa, produtiva e inspiradora”, salientou. Os alunos também participaram com entusiasmo. Transformaram suas idéias em relação à arte e ao artista. “Elas são exigentes em relação as respostas que damos e por isso devemos estar atentos ao responder. O a criança ouve fica guardado pra vida adulta e tenho certeza que jamais esquecerão da experiência que tiveram em relação ao mundo da Arte”, ressaltou a diretora da unidade escolar Marlene Casagrande.
As aulas de artes foram implantadas no ano passado nos CEIs do município e apresentam resultados positivos. “A educação infantil ainda não contava com esta disciplina no currículo, mas percebemos o interesse e a disposição das crianças quando o material é colocado em sala de aula. E a atividade acompanhada do artista plástico aguçou a criatividade e a imaginação dos pequenos”, destacou a gestora de Educação Giovana dos Santos.

Posted by Folha dos Municípios on 16:33. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0

0 comentários for Projeto ‘Um Artista na Escola’ encerra primeiro ciclo

Leave comment

Notícias Recentes

Comentários Recentes

Galeria de Fotos