Vídeo em Destaque

Fórum discute realidade e importância de catadores de lixo

O lugar ocupado pelos catadores no imaginário social é o de pobre e marginal. Apesar da importante função ecológica por eles desempenhada, o descaso, o preconceito e a violência sempre permearam a relação da população e do poder público em relação a esse segmento. É com base nessas realidades e afirmações do professor Mario Ricardo Guadagnin que será realizado o 2º Fórum Municipal Lixo & Cidadania, dia 20 de novembro, no Auditório Ruy Hülse, da Unesc. O professor é um dos coordenadores do evento, que tem como foco mudar esta realidade preconceituosa sobre os catadores.

O Fórum vai abordar a Gestão de Resíduos como Alternativa à Exclusão Social, tendo como tema a “Coleta seletiva com catadores e catadoras: do lixo à sobrevivência!”. Catadores terão acesso livre ao evento, sendo que as pré-inscriç ões estão abertas até o dia 18. Mais informações pelo e-mail forumlixoecidadania@hotmail.com e telefones (48) 3431-2672 e 3445-8941.

Atuando desde agosto de 2009, o Fórum surgiu da necessidade da discussão sobre a complexidade do assunto “lixo”. O evento tem como objetivo ampliar a discussão e o envolvimento de governantes, instituições da sociedade civil e grupos de catadores no contexto local e regional para que a gestão integrada de resíduos sólidos se efetive como alternativa à inclusão social.

Confira mais detalhes e a programação completa no site www.unesc.net.

O Fórum é organizado pela Unesc em parceria com a Caritas Diocesana de Criciúma, Prefeitura Municipal de Criciúma, ONG Nossa Rua, Acrica (Associação Criciumense de Catadores), CTMAR (Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis), Movimento Pastoral da Família do Rio Maina, ONG Al ternativa, Afasc (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma) e Contap Condomínios.

Posted by Folha dos Municípios on 16:23. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0

0 comentários for Fórum discute realidade e importância de catadores de lixo

Leave comment

Notícias Recentes

Comentários Recentes

Galeria de Fotos