Vídeo em Destaque

Qualidade da internet no Brasil

No debate presidencial, que ocorreu nesta segunda-feira (25/10), o candidato Serra frisou na fraca interação do Brasil no âmbito tecnológico e o baixo desempenho do projeto de integração da banda larga no país. Ao tempo que estamos discutindo causas como estas, outros países se detem em ultra banda larga e tecnologias com maior desempenho.
Uma pesquisa realizada pelas Universidades de Oxford (ING) e Oviedo (ESP), em parceria com a Cisco Systems, apurou a qualidade da internet em todo o mundo, e de acordo com esta pesquisa a realidade do Brasil é que o país não suporta a demanda, e para nós termos uma navegação ideal é necessário investimento na área. Para tal melhoria na comunicação, o país poderia investir em fibra, por exemplo, proporcionando maior velocidade ao acesso.
Mas segundo Nelson Saito, gerente do departamento técnico FTTx da Furukawa, a falta de competição que, com exceção da Telefônica, nenhuma empresa investe em fibra , a ausência de regulação, e a política governamental, são recursos que impedem o avanço. O mesmo acredita que os investimentos do Brasil com relação a tecnologias como FTTH (Fiber to The Home), por exemplo, podem dar inicio a partir de 2012, levantando a hipótese de um projeto ser aceito ainda no primeiro trimestre de 2011. Saito também acredita que embora o país esteja na fase inicial de adoção, "pode viver um boom se a operadora Oi adotar".
Em 2012 estamos no aguardo também pela tecnologia 4G, que proporciona velocidade na transmissão de dados, esta geração utiliza uma tecnologia chamada Long Term Evolution (LTE), que faz com que a velocidade possa chegar a cinco vezes o valor mais alto atingido nas redes 3G atualmente no Brasil, ou seja, 100 megabits por segundo.
O futuro do nosso país é incerto, mas neste domingo teremos a chance de optar pelo representante de melhor proposta, não apenas a cerca da tecnologia, mas em visão geral. Você já tem formada uma opinião de voto? Não deixe de votar, pois seu voto é essencial para o país.


Texto por Vanessa C. Carpes / e-mail: nessa_carpes@hotmail.com

Posted by Folha dos Municípios on 12:18. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0

0 comentários for Qualidade da internet no Brasil

Leave comment

Notícias Recentes

Comentários Recentes

Galeria de Fotos