Vídeo em Destaque

Pirataria a solta

Segundo estimativa Tropa de Elite foi um dos filmes de maior bilheteria e pirataria dos últimos tempos no Brasil. Mais de 11 milhões de espectadores assistiram ao longa antecipado, ou seja, antes mesmo de sair no cinema.
Porém, com diversos precauções tecnológicos a continuação do filme que estreou sexta-feira (08/10),conseguiu não deixar vazar o filme na internet nem piratear o conteúdo antes de seu lançamento.
“Tropa de Elite 2 pode estar nas barracas de camelôs daqui a pouco, mas isso não me impediu de construir um esquema de segurança tão rígido quanto o do Bope”, diz o diretor José Padilha. Para chegarem a este resultado, os produtores do Tropa de Elite protegeram a gravação desde a entrega do roteiro, sendo este disponibilizado com outro nome e impresso em letra vermelha para impedir a cópia, até na edição, pois a produtora que editou o vídeo teve seus computadores com conexão bloqueada à internet e HDs criptografados, que permitiam registrar qualquer movimentação estranha nas máquinas.


Com o objetivo de evitar a entrada de qualquer dispositivo com câmera no dia da pré-estreia (05/10), jornalistas e convidados tiveram que atravessar detectores de metal e suas bolsas foram revistadas para garantir que o filme seria exibido sem riscos de pirataria.
Outra medida tomada foi evitar que o filme vazasse pelas mãos do laboratório responsável pelas cópias dos filmes que iriam para os cinemas. Uma tecnologia única para reforçar a segurança foi embutida na situação, cada película tinha uma identificação própria visível a olho nu. Com isso poderiam identificar onde as cópias piratas, caso houvesse alguma, tinham sido achadas.
Falando em cinema, o filme que relata a historia da rede social Facebook lidera as bilheterias americanas há duas semanas. Estreou no dia 1º de outubro nos Estados Unidos e arrecadou um total de US$ 46 milhões até agora, quase superando o orçamento de produção, estimado em US$52 milhões. O filme titulado A Rede Social tem previsão de estréia no Brasil no dia 04 de dezembro, então ficamos no aguardo.
Como Facebook, outras redes sociais e sites criativos vêm tornado a internet mais atrativa para os internautas. Pois segundo pesquisa, a internet aumentou seu tráfego em 62% em 2010. Segundo estimativas são mais de 85 milhões de tweets diários e milhares de fotos postadas no Facebook todo dia, e com a revolução da internet móvel e da inclusão digital, parece que este cenário ainda vai se agravar. 
Dados da empresa de pesquisa Telegeography mostram que parte deste aumento é proveniente dos países emergentes como a Índia, por exemplo, onde em meados de 2009 alcançou mais de 100% de crescimento. Porém mesmo países mais desenvolvidos estão contribuindo com o rápido crescimento, na Europa houve 66% de aumento e nos Estados Unidos e Canadá subiu 54%.
Com o trafego alto e com diversos usuários mal intencionados é mais do que esperado que cópias de Tropa de Elite 2 estejam circulando na rede logo, ou mesmo o filme A Rede Social seja disponibilizada para download antes mesmo de sua estréia aqui no Brasil, porém devemos valorizar o trabalho feito pelo elenco envolvido em cada filme e não olhar apenas para as vantagens pessoais. Pirataria é crime, sim, e não devemos contribuir para que a mesma se propague.


Texto por Vanessa C. Carpes  /  e-mail: nessa_carpes@hotmail.com





Posted by Folha dos Municípios on 10:41. Filed under . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0

0 comentários for Pirataria a solta

Leave comment

Notícias Recentes

Comentários Recentes

Galeria de Fotos