Caminhada em alusão ao Dia Nacional de Combate a Tuberculose
Com cata-ventos nas mãos, símbolo da Campanha Nacional de Combate a Tuberculose, a Administração Municipal de Içara junto à secretaria de Saúde e Programa de Controle de Tuberculose do município realizará na quinta-feira (25) uma caminhada em alusão a data, com saída do Paço Municipal, às 14:30h. No final do percurso, em frente à sede da Fundação Assistencial de Içara (FAI) haverá palestra sobre o tema com o especialista dr. Celso Menezes.
“O cata-vento tem como função simbólica propagar as informações sobre a doença, levando conhecimento e formas de prevenção e tratamentos. Muitas vezes as pessoas acabam contraindo a doença por desinformação”, explicou o secretário de Saúde Laudo Calegari. Durante o percurso também haverá distribuição de material educativo.
A caminhada contará com a participação de alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI); usuários do CAPS; funcionários das unidades de saúde, secretaria de saúde, vigilância epidemiológica, além das agentes de saúde que na ocasião estarão recebendo 35 bicicletas que serão utilizadas nas visitas diárias. Todos estão convidados a participar.
O Programa de Controle de Tuberculose de Içara possui atualmente 21 pacientes em tratamento, sendo um caso multirresistente de acordo com a enfermeira coordenadora Susana Novelli. “É importante ressaltar que atuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, causada por um microorganismo, conhecido como bacilo de Koch, e é transmitida de pessoa a pessoa através da tosse, fala e espirro, mas que o tratamento é de seis meses e tem cura, desde que realizado corretamente”, explica.