Vídeo em Destaque

Retrospectiva 2010


A natureza da tecnologia é a constante inovação em suas mais variadas áreas, para atender a necessidade e o consumismo de todos. Pois em 2010, a tecnologia em nenhum momento ficou estática. Vários foram os acontecimentos que marcaram a história evolutiva este ano e espero lhes fornecer uma boa perspectiva dos mesmos ao decorrer das colunas deste mês.
Iniciamos 2010 com “boas notícias” anunciadas pelo governo brasileiro, investimentos altos foram concedidos para a expansão da banda larga em todo o país, tornando o acesso mais rápido e barato. O projeto ainda está em andamento, porém já desanima especialistas em termos de qualidade da internet, pois segundo estudos o Brasil não suporta a demanda tecnológica, ficando atrás de muitos países no ranking.
Uma das tendências que ganhou destaque este ano foi a computação em nuvem, ou Cloud Computing (termo original), que fornece armazenamento de dados de forma remota, possibilitando acesso a programas, serviços e arquivos, tudo via internet. A empresa Google já está utilizando deste recurso para disponibilização do seu sistema operacional Chromium, que funciona de maneira 100% online, sem necessidade de uma super maquina para armazenar dados, ou então a preocupação de instalação e atualização de software. Versões de testes já estão disponíveis para download, assim como outras alternativas de utilização da computação em nuvem, já que além do Google, Microsoft e outras empresas conhecidas já estão fornecendo serviços para o mesmo.
Falando em Google, não podemos deixar passar o lançamento da Google TV, ou TV inteligente como muitos denominam. O lançamento ocorreu neste segundo semestre de 2010 nos EUA, porém ganhará percussão mundial apenas em 2011.
Produtos diferenciados marcaram o comercio eletrônico, e um exemplo deste fato está no iPad e demais tablets que vieram com uma boa expectativa de venda. Com menos de um mês do produto da Apple nas prateleiras brasileiras, já foram vendidos 30 mil tablets no país, sendo que 90% deles foram comprados no exterior. Até o final de 2010, a previsão é que este número aumente para 50 mil, segundo os analistas da IDC.
Logo cabe relembrar que os e-books, livros digitais, começaram a ganhar mercado este ano também, já que muitos dos novos eletrônicos como tablets e smartphones estão vindo com aplicativos de e-readers.
E o crescimento de vendas não se resume a grandes lançamentos, e sim a todo o comércio tecnológico. Segundo pesquisas da IDC, houve comercialização de 3,7 milhões de computadores no Brasil apenas no terceiro trimestre do ano, ou seja, 19% maior que o ano passado. Nesta mesma pesquisa, o analista Martim Juacida destaca o fato de que “A venda dos portáteis aumenta a cada trimestre. Somente neste último balanço eles representaram 60% das vendas para o setor.”
Como há muito mais a contar dos acontecimentos deste ano, aguardo a sua leitura nas próximas semanas. =)


Texto por Vanessa C. Carpes / e-mail: nessa_carpes@hotmail.com

Posted by Folha dos Municípios on 19:47. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0

0 comentários for Retrospectiva 2010

Leave comment

Notícias Recentes

Comentários Recentes

Galeria de Fotos