Vídeo em Destaque

Preparativos para a Copa de 2014


Como todos sabem o Brasil foi escolhido para sediar a copa do mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, mas será que estamos preparados? Em termos de tecnologia não, é o que diz o relatório divulgado pela empresa de consultoria A.T.Kearney, cujos resultados alegam que o Brasil está com seis meses de atraso e ainda não possui planos eficientes para os sistemas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
O mapeamento das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília relatou uma realidade preocupante, já que o TIC não está incluso na agenda de preparativos para a copa. Porém, segundo o coordenador Antônio Almeida, os governadores e a presidente eleita Dilma Rousseff devem colocar o tema como prioridade para que os eventos não prejudiquem a imagem do país no exterior.
Em contrapartida, se o nosso governo souber investir corretamente em tecnologia, os eventos poderão alavancar a inovação e nivelar o Brasil aos principais países referencias em TIC do mundo. Mas para isso, de acordo com o estudo apresentado pela Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), em parceria com a Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp), deverão ser designados cerca de R$ 5,7 bilhões para atender as necessidades e oportunidades em TI nas cidades que sediarão os eventos.
“Quando o país desenvolve um sistema para transmissão dos jogos de alta qualidade, em 3D e com compatibilidade com diversas mídias, por exemplo, significa que ele construiu uma infraestrutura tecnológica que funcionará como um legado permanente e servirá para novos negócios nas respectivas cidades e no país”, afirmou o diretor de Infraestrutura e Convergência Digital da Brasscom, Nelson Wortsman.
Além deste investimento em mídia destacado por Wortsman, uma grande quantidade de infraestrutura de banda larga e aplicações de computação em nuvem, por exemplo, devem estar presentes nas cidades sedes para melhor transmissão de imagens e comunicação em tempo real ao decorrer dos eventos.
O Brasil possui pouco tempo para incorporar maiores tendências mas é algo necessário para o rendimento do mesmo. Resta-nos esperar e assistir aos resultados desta preparação, nos jogos da copa em 2014 e nas Olimpíadas de 2016.

Texto por Vanessa C. Carpes / e-mail: nessa_carpes@hotmail.com

Posted by Folha dos Municípios on 05:44. Filed under , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0

0 comentários for Preparativos para a Copa de 2014

Leave comment

Notícias Recentes

Comentários Recentes

Galeria de Fotos